Receitas de carne ao vinho na panela de pressão.

Você sabia que a carne ao vinho é um prato típico da culinária francesa? Essa delícia é feita com carne bovina cozida lentamente em um molho de vinho tinto, ervas e legumes. É uma ótima opção para servir em ocasiões especiais, pois tem um sabor sofisticado e uma textura macia. Além disso, é fácil de fazer na panela de pressão, o que economiza tempo e gás. Neste artigo, vamos te ensinar receitas para você variar o cardápio e surpreender a sua família e amigos.

Ingredientes da receita:

– 1 kg de carne bovina em cubos (alcatra, coxão mole ou patinho)
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 2 colheres (sopa) de óleo
– 1 cebola picada
– 4 dentes de alho picados
– 2 folhas de louro
– 2 xícaras (chá) de vinho tinto seco
– 2 xícaras (chá) de água
– 2 cenouras em rodelas
– 2 batatas em cubos
– Salsinha picada a gosto

O que é carne ao vinho?

É um prato originário da região da Borgonha, na França, onde é chamado de boeuf bourguignon. É uma receita tradicional que leva carne bovina cortada em pedaços grandes, cozida em uma panela com vinho tinto, caldo de carne, cebola, alho, cenoura, cogumelos e ervas aromáticas. O resultado é uma carne macia e suculenta, com um molho encorpado e saboroso. Pode ser servida com arroz branco, purê de batatas, pão ou massa.

Como fazer carne ao vinho na panela de pressão?

Você vai precisar de:

– Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto.
– Aqueça o óleo na panela de pressão e doure a carne em fogo alto, mexendo de vez em quando, por cerca de 15 minutos ou até que esteja bem dourada.
– Retire a carne da panela e reserve.
– Na mesma panela, refogue a cebola e o alho por alguns minutos, até que estejam macios.
– Adicione as folhas de louro, o vinho tinto e a água e misture bem, raspando o fundo da panela para soltar os resíduos da carne.
– Volte a carne para a panela e tampe. Cozinhe em fogo baixo por 40 minutos após pegar pressão.
– Abra a panela com cuidado e acrescente as cenouras e as batatas. Tampe novamente e cozinhe por mais 10 minutos após pegar pressão.
– Abra a panela novamente e verifique se a carne e os legumes estão macios. Se necessário, cozinhe por mais alguns minutos sem pressão, até que o molho engrosse um pouco.
– Salpique salsinha picada por cima e sirva.

Fazer essa receita tem várias vantagens:

– É mais rápido do que fazer no forno ou no fogão convencional, pois a pressão acelera o cozimento da carne.
– É mais econômico do que fazer no forno ou no fogão convencional, pois usa menos gás ou energia elétrica.
– É mais prático do que fazer no forno ou no fogão convencional, pois suja menos louça e evita respingos na cozinha.
– É mais saboroso do que fazer no forno ou no fogão convencional, pois o vapor mantém a umidade e o aroma da carne e do molho.

Que tal experimentar outras variações? Confira estas sugestões:

– Carne ao vinho com bacon: frite 100 g de bacon picado na panela antes de dourar a carne e reserve. Adicione o bacon junto com a carne na hora de cozinhar.
– Carne ao vinho com alecrim: substitua as folhas de louro por 2 ramos de alecrim fresco ou 1 colher (chá) de alecrim seco.
– Carne ao vinho com cerveja: substitua o vinho tinto por 2 xícaras (chá) de cerveja preta ou escura

Você tem alguma dúvida? Veja se a sua pergunta está entre estas:

– Qual é o melhor tipo de carne para fazer essa receita?
R: Você pode usar qualquer tipo desde que seja macia e tenra, como alcatra, coxão mole, patinho, lagarto ou músculo. Evite usar carnes muito magras, como filé mignon ou contrafilé, pois elas podem ficar secas e duras na panela de pressão.
– Qual é o melhor tipo de vinho para fazer essa receita?
R: Você pode usar qualquer tipo de vinho tinto seco que seja de boa qualidade e que você goste de beber. Evite usar vinhos muito doces, como os de sobremesa, pois eles podem deixar o molho enjoativo. Também evite usar vinhos muito baratos ou de baixa qualidade, pois eles podem comprometer o sabor da receita.
– Posso fazer a receita sem água?
R: Não é recomendável fazer sem água, pois o líquido é necessário para gerar vapor e cozinhar a carne sob pressão. Se você usar apenas o vinho, ele pode evaporar muito rápido e queimar a carne e o molho. Além disso, o álcool do vinho pode alterar a pressão da panela e causar acidentes. Por isso, sempre use água junto com o vinho na proporção indicada na receita.

A carne ao vinho na panela de pressão é um prato delicioso, fácil e rápido de fazer. Você só precisa temperar a carne, dourá-la na panela, adicionar o vinho, a água e os legumes e cozinhar por cerca de uma hora. O resultado é uma carne macia e suculenta, com um molho encorpado e saboroso. Você pode servir com arroz branco, purê de batatas, pão ou massa. Experimente essa receita e nos conte o que achou nos comentários. Deixe também a sua opinião sincera e sugestões para melhorar a receita.

Agora que você já sabe esta deliciosa receita e conhece várias receitas diferentes, que tal experimentar uma delas hoje mesmo? Você vai se surpreender com o resultado e fazer sucesso com a sua família e amigos. E se você quer aprender mais sobre culinária, não deixe para depois , entre em nosso grupo gratuito do wattsapp agora mesmo . Confira abaixo mais algumas deliciosas receitas que deixei para você :

Chocolate quente super cremoso

Receita de pão caseiro com fermento natural 

Deixe um comentário