Você sabia que o sal de ervas é uma ótima opção para reduzir o consumo de sódio e adicionar mais sabor e saúde aos seus alimentos? Neste artigo, você vai aprender como fazer sal de ervas em casa, usando ingredientes simples e naturais. Além disso, você vai conhecer os benefícios desse tempero para a sua saúde e como usá-lo nas suas receitas favoritas.
Ingredientes da receita:
– 1 xícara de sal marinho ou sal rosa do Himalaia
– 1/4 de xícara de ervas frescas ou secas de sua preferência (salsa, cebolinha, alecrim, tomilho, orégano, manjericão, etc.)
– 1 colher de sopa de alho em pó ou 2 dentes de alho picados
– 1 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora
O que é sal de ervas e por que ele é bom para você?
É uma mistura de sal com ervas aromáticas e especiarias, que serve para temperar os alimentos e realçar o seu sabor. Ele é uma alternativa mais saudável ao sal refinado, que contém muito sódio e pode causar problemas como hipertensão, retenção de líquidos e doenças cardiovasculares. O sal de ervas tem menos sódio e mais nutrientes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam a prevenir inflamações, infecções e doenças crônicas. Além disso, as ervas e especiarias têm propriedades medicinais, que podem melhorar a digestão, o metabolismo, o sistema imunológico e o humor.
Como fazer sal de ervas em casa?
É muito fácil e rápido. Você só precisa de um liquidificador ou processador de alimentos, um pote de vidro com tampa e os ingredientes que você escolher. Veja o passo a passo:
– Lave bem as ervas frescas e seque-as com um papel toalha. Se usar ervas secas, não precisa lavar.
– Coloque o sal, as ervas, o alho e a pimenta no liquidificador ou processador e bata até obter uma mistura homogênea e granulada.
– Transfira o sal de ervas para o pote de vidro e tampe bem. Guarde em um local seco e fresco, longe da luz solar direta.
– Use o sal de ervas para temperar carnes, peixes, frangos, legumes, sopas, saladas e o que mais você quiser.
Quais são as vantagens de usar sal de ervas?
Tem muitas vantagens para a sua saúde e para o seu paladar. Veja algumas delas:
– Você reduz o consumo de sódio e evita os malefícios do sal refinado.
– Você aumenta o consumo de nutrientes essenciais para o seu organismo.
– Você adiciona mais sabor e aroma aos seus pratos, sem precisar de muito sal.
– Você economiza dinheiro e evita desperdícios, pois pode aproveitar as ervas que você já tem em casa ou no seu jardim.
– Você faz um tempero natural e personalizado, sem conservantes, corantes ou aditivos químicos.
Quais são as melhores combinações de ervas para fazer sal de ervas?
Você pode usar as ervas que mais gostar ou que combinem com os seus pratos. Mas se você quiser algumas sugestões, aqui vão algumas ideias:
– Sal de ervas mediterrâneo: use sal marinho ou rosa do Himalaia, orégano, tomilho, alecrim e alho. Fica ótimo com massas, pizzas, molhos e assados.
– Sal de ervas oriental: use sal marinho ou rosa do Himalaia, gengibre em pó ou ralado, cúrcuma em pó ou ralada, coentro em pó ou fresco e alho. Fica perfeito com arroz, legumes refogados, sopas e carnes grelhadas.
– Sal de ervas cítrico: use sal marinho ou rosa do Himalaia, raspas de limão ou laranja, manjericão, hortelã e alho. Fica delicioso com saladas, peixes, frangos e frutas.
– Sal de ervas picante: use sal marinho ou rosa do Himalaia, pimenta calabresa, pimenta-do-reino, páprica picante e alho. Fica incrível com carnes vermelhas, feijão, guacamole e nachos.
Você pode ter algumas dúvidas, como:
– Por quanto tempo posso guardar ? Pode durar até 6 meses se armazenado corretamente em um pote de vidro bem fechado, em um local seco e fresco. Mas o ideal é consumi-lo em até 3 meses, para aproveitar melhor o seu sabor e aroma.
– Posso usar qualquer tipo de sal? Você pode usar o sal que preferir, mas o mais recomendado é usar sal marinho ou sal rosa do Himalaia, que são mais naturais e ricos em minerais. Evite usar sal refinado, que é mais processado e tem mais sódio e aditivos químicos.
– Posso usar qualquer tipo de erva? Você pode usar as ervas que quiser, mas prefira as que são mais aromáticas e saborosas, como salsa, cebolinha, alecrim, tomilho, orégano, manjericão, etc. Evite usar ervas que são mais amargas ou que perdem o sabor facilmente, como coentro, sálvia, estragão, etc.
O sal de ervas é um tempero fácil de fazer em casa, que traz muitos benefícios para a sua saúde e para o seu paladar. Você pode usar as ervas que mais gostar ou seguir as nossas sugestões de combinações. Experimente fazer o seu próprio sal de ervas e surpreenda-se com o resultado. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!
Agora que você já sabe esta deliciosa receita e conhece várias receitas diferentes, que tal experimentar uma delas hoje mesmo? Você vai se surpreender com o resultado e fazer sucesso com a sua família e amigos. E se você quer aprender mais sobre culinária, não deixe para depois , entre em nosso grupo gratuito do wattsapp agora mesmo . Confira abaixo mais algumas deliciosas receitas que deixei para você :
Chocolate quente super cremoso
Receita de pão caseiro com fermento natural