Delicioso lagarto com vinho na panela de pressão.

Você sabia que o lagarto é uma carne muito versátil e saborosa? Ele pode ser usado em diversas receitas, desde assados até ensopados. Mas uma das formas mais fáceis e rápidas de cozinhar o lagarto é na panela de pressão, com um molho de vinho que deixa a carne macia e suculenta. Neste artigo, vamos te ensinar 5 maneiras de preparar um delicioso lagarto com vinho na panela de pressão, para você surpreender a sua família e os seus convidados. Confira!

Ingredientes da receita:

– 1 peça de lagarto (cerca de 1,5 kg)
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 2 colheres (sopa) de óleo
– 1 cebola picada
– 4 dentes de alho picados
– 2 folhas de louro
– 2 xícaras (chá) de vinho tinto seco
– 2 xícaras (chá) de água
– 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
– Salsinha picada a gosto

O que é o lagarto e por que ele combina com vinho?

É um corte bovino que fica na parte traseira do animal, entre a alcatra e a coxa. Ele tem um formato alongado e cilíndrico, e uma capa de gordura que ajuda a manter a umidade da carne. É uma carne magra, mas também fibrosa, por isso precisa ser cozida por bastante tempo para ficar macia. Uma das formas mais práticas de fazer isso é na panela de pressão, que reduz o tempo de cozimento e mantém o sabor da carne. O vinho é um ingrediente que combina muito bem com o lagarto, pois além de dar um toque especial ao molho, ele ajuda a amaciar as fibras da carne, deixando-a mais suculenta e saborosa.

Como fazer o lagarto com vinho na panela de pressão?

Você vai precisar dos seguintes passos:

– Tempere o lagarto com sal e pimenta-do-reino a gosto.
– Aqueça o óleo em uma panela de pressão e doure o lagarto de todos os lados, virando com uma pinça.
– Retire o lagarto da panela e reserve.
– Na mesma panela, refogue a cebola, o alho e o louro até ficarem macios.
– Adicione o vinho, a água e o extrato de tomate e misture bem.
– Volte o lagarto para a panela e tampe.
– Cozinhe em fogo baixo por cerca de 40 minutos após pegar pressão.
– Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.
– Retire o lagarto da panela e fatie.
– Transfira o molho para uma panela pequena e leve ao fogo médio até engrossar um pouco.
– Sirva o lagarto fatiado com o molho por cima e salpique salsinha picada a gosto.

Quais são os benefícios do lagarto com vinho?

É uma receita que traz vários benefícios para a sua saúde. Veja alguns deles:

– O lagarto é uma carne magra, que contém proteínas de alto valor biológico, ferro, zinco e vitaminas do complexo B, que são essenciais para o funcionamento do organismo.
– O vinho é uma bebida que contém polifenóis, que são antioxidantes que protegem as células dos danos causados pelos radicais livres. Além disso, o vinho também tem propriedades anti-inflamatórias, que podem prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais.
– O molho feito com cebola, alho, louro e tomate é rico em vitaminas A, C e E, que fortalecem o sistema imunológico, além de fibras, que melhoram o trânsito intestinal e a sensação de saciedade.

Quais são as outras formas de fazer o lagarto com vinho na panela de pressão?

Confira outras formas de fazer a receita:

– Lagarto com vinho e cogumelos: adicione 200 g de cogumelos fatiados ao molho depois de cozinhar o lagarto e deixe ferver por mais 10 minutos.
– Lagarto com vinho e ervas: tempere o lagarto com sal, pimenta-do-reino, tomilho, alecrim e sálvia antes de dourar na panela. Adicione as mesmas ervas ao molho e cozinhe como indicado.
– Lagarto com vinho e bacon: corte 100 g de bacon em cubos e frite na panela antes de dourar o lagarto. Retire o bacon e reserve. Depois de cozinhar o lagarto, adicione o bacon ao molho e sirva.
– Lagarto com vinho e cenoura: corte 2 cenouras em rodelas e cozinhe na água até ficarem macias. Escorra e reserve. Depois de cozinhar o lagarto, adicione as cenouras ao molho e sirva.

Quais são as dúvidas mais comuns? Confira algumas:

– Qual é o melhor vinho para fazer o lagarto? Você pode usar qualquer vinho tinto seco que você goste, mas prefira os que têm mais corpo e acidez, como os da uva Cabernet Sauvignon, Merlot ou Malbec.
– Posso substituir o vinho por outra bebida? Sim, você pode substituir o vinho por suco de uva integral, caldo de carne ou cerveja preta, mas o sabor vai ficar diferente.
– Posso congelar? Sim, você pode congelar por até 3 meses em um recipiente fechado. Para descongelar, deixe na geladeira de um dia para o outro e aqueça em uma panela ou no micro-ondas.

O lagarto com vinho na panela de pressão é uma receita fácil, rápida e deliciosa, que vai agradar a todos os paladares. Você pode fazer de diferentes formas, usando os ingredientes que você tem em casa ou que mais gosta. Além disso, é uma receita saudável, que traz vários benefícios para a sua saúde. Experimente fazer hoje mesmo e nos conte como ficou. Deixe também a sua opinião sincera e as suas sugestões para melhorar a receita. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e até a próxima!

Agora que você aprendeu essa receita e conheceu várias receitas diferentes, que tal experimentar uma delas hoje mesmo? Você vai se surpreender com o resultado e fazer sucesso com a sua família e amigos. E se você quer aprender mais sobre culinária, não deixe para depois , entre em nosso grupo gratuito do wattsapp agora mesmo . Confira abaixo mais algumas deliciosas receitas que deixei para você :

Chocolate quente super cremoso

Receita de pão caseiro com fermento natural 

Deixe um comentário