Veja agora a receita completa:
Ingredientes da receita:
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 150 g de manteiga gelada
– 1/4 de xícara de açúcar
– 1 pitada de sal
– 4 a 5 maçãs descascadas e fatiadas
– 1/4 de xícara de açúcar mascavo
– 2 colheres de sopa de amido de milho
– 1 colher de chá de canela em pó
– Suco de 1 limão
– 1 gema para pincelar
O segredo da massa podre:
A massa podre é o tipo de massa usada para fazer tortas doces ou salgadas, que tem uma textura crocante e quebradiça. O segredo para fazer uma massa podre perfeita é usar a manteiga gelada e cortada em cubinhos, e misturá-la com a farinha, o açúcar e o sal usando as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Depois, basta adicionar um pouco de água gelada, aos poucos, até a massa ficar homogênea e desgrudar das mãos. Não sove a massa, pois isso pode deixá-la dura e elástica. Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos antes de abrir.
Como fazer o recheio e montar a torta?
O recheio da torta de maçã é muito simples de fazer, mas tem alguns truques que fazem toda a diferença. Primeiro, você deve descascar e fatiar as maçãs em fatias finas e uniformes, para que elas cozinhem por igual e fiquem macias. Depois, coloque as maçãs em uma tigela e misture com o açúcar mascavo, o amido de milho, a canela e o suco de limão. O amido de milho vai ajudar a engrossar o caldo que se forma ao cozinhar as maçãs, e o limão vai evitar que elas escureçam e dar um toque cítrico à sobremesa. Deixe as maçãs descansarem por uns 15 minutos, para que elas soltem o seu suco.
Para montar a torta, você vai precisar dividir a massa em duas partes: uma para forrar o fundo e as laterais da forma, e outra para cobrir a torta. Abra a primeira parte da massa com um rolo, em uma superfície enfarinhada, até ficar com cerca de 0,5 cm de espessura. Transfira a massa para uma forma redonda de fundo removível, untada com manteiga, e pressione bem nas bordas. Fure a massa com um garfo, para evitar que ela estufe ao assar. Coloque o recheio de maçã sobre a massa, espalhando bem. Abra a segunda parte da massa do mesmo jeito, e cubra a torta com ela. Feche as bordas da massa, apertando com os dedos ou com um garfo. Faça alguns cortes na superfície da massa, para sair o vapor. Pincele a torta com a gema batida, para dar brilho e cor.
A importância do tempo e da temperatura do forno:
Um dos fatores mais importantes para fazer uma torta de maçã simples que derrete na boca é acertar o tempo e a temperatura do forno. Se o forno estiver muito quente, a massa pode queimar por fora e ficar crua por dentro. Se o forno estiver muito frio, a massa pode ficar mole e sem cor. O ideal é pré-aquecer o forno a 180°C, e assar a torta por cerca de 40 minutos, ou até que ela fique dourada e crocante. Você pode usar um palito para testar se a massa está assada: se ele sair limpo, a torta está pronta. Deixe a torta esfriar um pouco antes de desenformar e servir.
Você vai adorar essas outras receitas de tortas doces que também são fáceis de fazer e deliciosas:
– Torta de banana com doce de leite: uma combinação irresistível de banana caramelizada com doce de leite cremoso, coberta com uma massa podre crocante.
– Torta de limão com merengue: uma torta refrescante e azedinha, com um recheio de creme de limão e uma cobertura de merengue tostado.
– Torta de chocolate com morango: uma torta que vai te conquistar pelo sabor e pela beleza, com uma massa podre de chocolate, um recheio de ganache de chocolate meio amargo e uma decoração de morangos frescos.
Você ainda tem alguma dúvida? Então confira as respostas para as perguntas mais frequentes sobre essa receita:
– Posso usar outro tipo de fruta no lugar da maçã? Sim, você pode usar outras frutas que combinem com a massa podre e a canela, como pera, pêssego ou ameixa. Mas lembre-se de ajustar a quantidade de açúcar e amido de milho, dependendo da doçura e da acidez da fruta.
– Posso usar margarina no lugar da manteiga? Não, a margarina não tem o mesmo sabor e a mesma consistência da manteiga, e pode comprometer o resultado da massa podre. Use sempre manteiga gelada e de boa qualidade para fazer a sua torta.
– Posso congelar a torta depois de assada? Sim, você pode congelar a torta depois de assada, mas ela pode perder um pouco da crocância da massa. Para congelar, embrulhe a torta em papel alumínio ou filme plástico, e guarde no freezer por até 3 meses. Para descongelar, leve ao forno pré-aquecido por uns 15 minutos, ou até que ela fique quente.
A torta de maçã simples que derrete na boca é uma receita fácil e deliciosa que vai fazer sucesso na sua mesa. Com poucos ingredientes e alguns truques simples, você pode fazer uma sobremesa incrível que vai impressionar a todos. Experimente fazer essa receita hoje mesmo, e depois nos conte o que achou. Deixe também a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!
Agora que você aprendeu essa receita e conheceu várias receitas diferentes, que tal experimentar uma delas hoje mesmo? Você vai se surpreender com o resultado e fazer sucesso com a sua família e amigos. E se você quer aprender mais sobre culinária, não deixe para depois , entre em nosso grupo gratuito do wattsapp agora mesmo . Confira abaixo mais algumas deliciosas receitas que deixei para você :
Chocolate quente super cremoso
Receita de pão caseiro com fermento natural