Continua após a publicidade..

5 receitas fáceis de crepe para qualquer ocasião.

Continua após a publicidade..

Você já experimentou um crepe delicioso e ficou com vontade de fazer em casa? Pois saiba que essa é uma receita muito simples e versátil, que pode ser adaptada para diferentes recheios e sabores. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer a massa básica de crepe e cinco opções de recheio, tanto doces quanto salgados. Você vai ver que é possível preparar um crepe saboroso e nutritivo com ingredientes que você tem na sua cozinha. Além disso, vamos te dar algumas dicas de como servir e decorar os seus crepes, para impressionar os seus convidados ou se deliciar sozinho.

Ingredientes da receita:

Para a massa de crepe, você vai precisar de:

Continua após a publicidade..

– 2 xícaras de farinha de trigo
– 3 ovos
– 2 xícaras de leite
– 2 colheres de sopa de manteiga derretida
– 1 pitada de sal

Para os recheios, você pode escolher entre:

– Crepe de frango com catupiry
– Crepe de presunto e queijo
– Crepe de chocolate com morango
– Crepe de banana com doce de leite
– Crepe de maçã com canela

Continua após a publicidade..

O que é um crepe e qual a sua origem?

Um crepe é uma espécie de panqueca fina, feita com uma massa líquida à base de farinha, ovos e leite. O crepe pode ser recheado com diversos ingredientes, tanto doces quanto salgados, e dobrado ou enrolado. O crepe é uma receita típica da França, onde é chamado de crêpe, mas também é popular em outros países, como Bélgica, Suíça, Canadá e Brasil. O crepe é uma receita muito antiga, que remonta à Idade Média, quando era feito com farinha de trigo sarraceno. Hoje em dia, existem diversas variações de crepe, como o galette, o blini, o palatschinke e o panqueque.

Como fazer a massa e os recheios de crepe?

Para fazer a massa de crepe, você vai precisar de uma tigela, um liquidificador, uma frigideira antiaderente e uma espátula. Siga os passos abaixo:

– Coloque a farinha, os ovos, o leite, a manteiga e o sal no liquidificador e bata até obter uma massa homogênea e sem grumos.
– Aqueça a frigideira em fogo médio e unte-a levemente com óleo ou manteiga.
– Despeje uma concha da massa na frigideira e incline-a para espalhar a massa por toda a superfície.
– Deixe cozinhar por cerca de um minuto ou até que as bordas se soltem.
– Vire o crepe com a ajuda da espátula e cozinhe o outro lado por mais alguns segundos.
– Transfira o crepe para um prato e repita o processo até acabar a massa.

Para fazer os recheios de crepe, você pode usar a sua criatividade e aproveitar os ingredientes que você tem em casa. Aqui vão algumas sugestões:

– Crepe de frango com catupiry: desfie um peito de frango cozido e tempere-o com sal, pimenta, cebola e alho. Misture-o com um pouco de catupiry ou outro queijo cremoso. Recheie os crepes com essa mistura e leve ao forno por alguns minutos para derreter o queijo.
– Crepe de presunto e queijo: corte fatias finas de presunto e queijo muçarela. Recheie os crepes com essas fatias e leve ao forno por alguns minutos para derreter o queijo.
– Crepe de chocolate com morango: derreta uma barra de chocolate meio amargo em banho-maria ou no microondas. Lave e corte morangos em pedaços pequenos. Recheie os crepes com o chocolate derretido e os morangos picados.
– Crepe de banana com doce de leite: descasque e corte bananas em rodelas. Aqueça uma panela com um pouco de manteiga e açúcar e cozinhe as bananas até caramelizar. Recheie os crepes com o doce de banana e um pouco de doce de leite.
– Crepe de maçã com canela: descasque e corte maçãs em cubos. Aqueça uma panela com um pouco de manteiga, açúcar, canela e suco de limão e cozinhe as maçãs até ficarem macias. Recheie os crepes com o doce de maçã e polvilhe mais canela por cima.

Por que o crepe é uma receita prática e saudável?

O crepe é uma receita prática porque é fácil de fazer, leva poucos ingredientes e pode ser adaptada para diferentes gostos e ocasiões. Você pode fazer a massa com antecedência e guardar na geladeira por até dois dias, ou congelar por até um mês. Você também pode preparar os recheios com antecedência e aquecê-los na hora de servir. O crepe é uma receita saudável porque é feito com ingredientes naturais e nutritivos, como farinha, ovos, leite, frutas, verduras, carnes e queijos. Você pode escolher recheios que sejam ricos em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, e que sejam baixos em gordura, açúcar e sal. O crepe também é uma receita que ajuda a evitar o desperdício de alimentos, pois você pode aproveitar as sobras da geladeira para fazer os recheios.

 

Você pode experimentar outras variações que também são deliciosas e fáceis de fazer. Aqui vão algumas ideias:

– Crepe de espinafre com ricota: cozinhe folhas de espinafre em água fervente por alguns minutos e escorra bem. Misture-as com ricota amassada, sal, pimenta e noz-moscada. Recheie os crepes com essa mistura e cubra com molho branco ou bechamel.
– Crepe de carne moída com molho de tomate: refogue carne moída temperada com sal, pimenta, cebola, alho, orégano e salsinha. Recheie os crepes com a carne moída e cubra com molho de tomate caseiro ou pronto.
– Crepe de Nutella com coco: espalhe Nutella ou outra pasta de avelã sobre os crepes. Salpique coco ralado por cima e enrole ou dobre os crepes.
– Crepe de abacaxi com creme: cozinhe pedaços de abacaxi em calda com açúcar e cravo-da-índia até ficarem macios. Recheie os crepes com o abacaxi escorrido e cubra com creme de leite fresco batido ou chantilly.
– Crepe de queijo brie com geleia: corte fatias finas de queijo brie e coloque sobre os crepes. Leve ao forno por alguns minutos para derreter o queijo. Sirva os crepes com geleia de sua preferência, como damasco, framboesa ou amora.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre o crepe?

Você pode ter algumas dúvidas sobre como fazer o crepe perfeito, como:

– Posso fazer  com antecedência?
– Sim, você pode fazer com até um dia de antecedência e guardá-la na geladeira em um recipiente fechado. Antes de usar, bata-a novamente no liquidificador para homogeneizar.
– Posso congelar os crepes prontos?
– Sim, você pode congelar por até três meses em um saco plástico bem fechado. Para descongelar, basta aquecê-los no micro-ondas ou na frigideira.
– Posso fazer crepes sem glúten?
– Sim, você pode fazer substituindo a farinha de trigo por farinha de arroz, de milho ou de amêndoas.
– Posso fazer crepes sem lactose?
– Sim, você pode faze sem lactose substituindo o leite por leite vegetal, como de soja, de amêndoas ou de coco.
– Posso fazer sem ovos?
– Sim, você pode fazer sem ovos substituindo-os por uma mistura de água e farinha de linhaça ou de chia.

Neste artigo, você aprendeu como fazer crepes em casa de forma fácil e rápida. Você viu que essa é uma receita muito versátil, que pode ser recheada com os ingredientes que você quiser, tanto salgados quanto doces. Você também conheceu algumas dicas e variações para incrementar os seus crepes e surpreender a sua família e os seus amigos. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar!

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você pensa sobre esse assunto. Até a próxima!

Agora que você já sabe esta deliciosa receita e conhece várias receitas diferentes, que tal experimentar uma delas hoje mesmo? Você vai se surpreender com o resultado e fazer sucesso com a sua família e amigos. E se você quer aprender mais sobre culinária, não deixe para depois , entre em nosso grupo gratuito do wattsapp agora mesmo . Confira abaixo mais algumas deliciosas receitas que deixei para você :

Chocolate quente super cremoso

Receita de pão caseiro com fermento natural 

Deixe um comentário