Refogado de acelga com shoyu e gergelim

Refogado de acelga com shoyu e gergelim é um prato simples, saboroso e saudável que pode ser preparado em poucos minutos. Neste artigo, você vai aprender como fazer essa delícia e conhecer algumas variações que podem deixar sua refeição ainda mais gostosa.
A acelga é uma verdura rica em vitaminas, minerais e fibras, que ajuda a regular o intestino, fortalecer o sistema imunológico e prevenir anemias. Além disso, ela tem um sabor suave e combina bem com diversos temperos e ingredientes.
O shoyu é um molho de soja fermentado que dá um toque salgado e umami ao refogado. Ele também contém antioxidantes, proteínas e aminoácidos essenciais para o organismo. Já o gergelim é uma semente oleaginosa que adiciona crocância e sabor ao prato, além de ser fonte de cálcio, ferro, magnésio e gorduras boas.

Para fazer o refogado de acelga com shoyu e gergelim, você vai precisar de:

– 1 maço de acelga lavado e cortado em tiras
– 2 colheres de sopa de óleo vegetal
– 2 dentes de alho picados
– 4 colheres de sopa de shoyu
– 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
– 1 colher de chá de açúcar
– 2 colheres de sopa de gergelim torrado

O modo de preparo é muito simples:

– Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo médio e refogue o alho até dourar.
– Adicione a acelga e mexa bem para envolver no óleo e no alho.
– Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até a acelga murchar e soltar água.
– Em uma tigela pequena, misture o shoyu, o vinagre, o açúcar e metade do gergelim.
– Despeje essa mistura sobre a acelga e aumente o fogo para evaporar o excesso de líquido.
– Transfira o refogado para uma travessa e salpique o restante do gergelim por cima.
– Sirva quente ou frio, como preferir.

Se você gostou dessa receita, confira outras cinco opções que também levam acelga, shoyu e gergelim:

– Salada de acelga com shoyu e gergelim: corte a acelga em pedaços pequenos e tempere com shoyu, vinagre, açúcar, gergelim e óleo de gergelim. Deixe na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir.
– Sopa de acelga com shoyu e gergelim: cozinhe a acelga em água fervente com sal por alguns minutos. Escorra e reserve. Em outra panela, refogue cebola, alho, gengibre e pimenta vermelha picados em óleo vegetal. Adicione caldo de legumes ou frango, shoyu, vinagre e açúcar. Deixe ferver e junte a acelga cozida. Finalize com gergelim torrado e cebolinha picada.
– Macarrão com acelga, shoyu e gergelim: cozinhe macarrão do tipo espaguete ou talharim em água salgada até ficar al dente. Escorra e reserve. Em uma frigideira grande, aqueça óleo vegetal ou de gergelim em fogo alto e salteie a acelga cortada em tiras com alho picado. Tempere com shoyu, vinagre, açúcar e pimenta-do-reino. Misture o macarrão cozido com o refogado de acelga e polvilhe gergelim torrado por cima.
– Arroz com acelga, shoyu e gergelim: cozinhe arroz branco ou integral como de costume. Em uma panela à parte, refogue a acelga cortada em tiras com alho picado em óleo vegetal. Tempere com shoyu, vinagre, açúcar e sal. Misture o arroz cozido com o refogado de acelga e salpique gergelim torrado por cima.
– Omelete de acelga, shoyu e gergelim: bata ovos em uma tigela e tempere com sal, pimenta-do-reino e cebolinha picada. Em uma frigideira antiaderente, aqueça um pouco de óleo vegetal ou de gergelim em fogo médio e despeje a mistura de ovos. Espalhe a acelga cortada em tiras por cima e deixe cozinhar até a parte de baixo ficar firme. Vire a omelete com cuidado e cozinhe do outro lado. Transfira para um prato e regue com shoyu misturado com vinagre e açúcar. Salpique gergelim torrado por cima.

Agora que você já sabe esta deliciosa receita e conhece várias receitas diferentes, que tal experimentar uma delas hoje mesmo? Você vai se surpreender com o resultado e fazer sucesso com a sua família e amigos. E se você quer aprender mais sobre culinária, não deixe para depois , entre em nosso grupo gratuito do wattsapp agora mesmo . Confira abaixo mais algumas deliciosas receitas que deixei para você :

Chocolate quente super cremoso

Receita de pão caseiro com fermento natural 

Deixe um comentário