Continua após a publicidade..

Alcatra ao molho madeira um prato delicioso.

Continua após a publicidade..

A alcatra é um corte de carne bovina muito saboroso e macio, que pode ser preparado de diversas formas. Uma das mais populares é a alcatra ao molho madeira, que combina a carne com um molho escuro e encorpado, feito com vinho, caldo de carne e cogumelos. Essa receita é ideal para ocasiões especiais, como almoços em família ou jantares românticos. Neste artigo, vamos te ensinar 5 receitas de alcatra ao molho madeira, desde as mais simples até as mais elaboradas, para você impressionar seus convidados com esse prato delicioso.

Ingredientes da receita:

Para fazer a alcatra ao molho madeira, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Continua após a publicidade..

– 1 kg de alcatra em bifes ou em peça
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 2 colheres (sopa) de óleo ou manteiga
– 1 cebola picada
– 2 dentes de alho picados
– 1 xícara (chá) de vinho tinto seco
– 2 xícaras (chá) de caldo de carne
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
– 200 g de cogumelos fatiados
– Salsinha picada a gosto

O que é o molho madeira e como ele surgiu?

O molho madeira é um molho clássico da culinária francesa, que leva o nome do vinho da ilha da Madeira, em Portugal. Esse vinho é conhecido por ser fortificado, ou seja, ter uma maior concentração alcoólica e açúcar. O molho madeira é feito com uma redução do vinho, misturado com caldo de carne e engrossado com farinha de trigo. Ele também pode levar cogumelos, que dão um toque especial ao sabor. O molho madeira surgiu no século XVIII, quando os cozinheiros franceses começaram a usar o vinho da Madeira para fazer molhos para carnes e aves.

Como fazer alcatra ao molho madeira passo a passo?

Para fazer a alcatra ao molho madeira, siga os seguintes passos:

Continua após a publicidade..

– Tempere os bifes ou a peça de alcatra com sal e pimenta-do-reino a gosto.
– Em uma panela grande, aqueça o óleo ou a manteiga e doure os bifes ou a peça de alcatra de todos os lados. Reserve em um prato.
– Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
– Adicione o vinho e deixe ferver até reduzir pela metade.
– Dissolva a farinha de trigo em um pouco do caldo de carne e junte à panela, mexendo bem para não empelotar.
– Acrescente o restante do caldo de carne e os cogumelos e cozinhe em fogo baixo até o molho engrossar.
– Ajuste o sal e a pimenta-do-reino se necessário.
– Coloque os bifes ou a peça de alcatra em uma travessa e regue com o molho madeira. Polvilhe com salsinha picada e sirva.

Por que a alcatra ao molho madeira é uma boa opção para servir aos convidados?

A alcatra ao molho madeira é uma boa opção para servir aos convidados porque é uma receita fácil de fazer, mas que tem um resultado sofisticado e saboroso. A carne fica macia e suculenta, e o molho tem um sabor intenso e aromático, que combina bem com vários acompanhamentos. Você pode servir a alcatra ao molho madeira com arroz branco, purê de batatas, salada verde ou legumes cozidos. Além disso, essa receita pode ser feita com antecedência e aquecida na hora de servir, o que facilita o planejamento do seu cardápio.

Quais são as outras receitas de alcatra ao molho madeira que você pode experimentar?

Se você gostou da receita de alcatra ao molho madeira, pode experimentar outras variações desse prato, usando diferentes ingredientes e técnicas. Veja algumas sugestões:

– Alcatra ao molho madeira com mostarda: adicione 2 colheres (sopa) de mostarda dijon ao molho madeira, para dar um toque picante e cremoso.
– Alcatra ao molho madeira na pressão: cozinhe a peça de alcatra na panela de pressão com o vinho, o caldo de carne e os temperos, por cerca de 40 minutos, até ficar macia. Depois, retire a carne e faça o molho na mesma panela, adicionando a farinha de trigo e os cogumelos.
– Alcatra ao molho madeira com bacon: frite 100 g de bacon picado em uma frigideira e reserve. Use a gordura do bacon para dourar os bifes ou a peça de alcatra. Depois, adicione o bacon frito ao molho madeira.
– Alcatra ao molho madeira com creme de leite: depois de pronto, acrescente 1 caixinha de creme de leite ao molho madeira e misture bem. Isso vai deixar o molho mais suave e aveludado.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre a alcatra ao molho madeira?

Algumas das dúvidas mais comuns sobre a alcatra ao molho madeira são:

– Posso usar outro tipo de carne? Sim, você pode usar outros cortes de carne bovina, como contrafilé, filé mignon ou coxão mole. Também pode usar carne suína, como lombo ou bisteca.
– Posso usar outro tipo de vinho? Sim, você pode usar outro tipo de vinho tinto seco, como merlot, cabernet sauvignon ou malbec. Também pode usar vinho branco seco, se preferir um molho mais claro.
– Posso usar outro tipo de cogumelo? Sim, você pode usar o cogumelo que mais gostar, como champignon, shiitake, shimeji ou portobello. Também pode usar cogumelos secos, hidratando-os em água quente antes de usar.
– Posso congelar a alcatra ao molho madeira? Sim, você pode congelar a alcatra ao molho madeira em porções individuais ou em uma travessa, por até 3 meses. Para descongelar, deixe na geladeira de um dia para o outro e aqueça no forno ou no micro-ondas.

A alcatra ao molho madeira é um prato delicioso e fácil de fazer, que vai deixar seus convidados com água na boca. Você pode variar a receita usando diferentes ingredientes e acompanhamentos, e aproveitar o sabor da carne com o molho rico e aromático. Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e receitas, e que se inspire para fazer a sua própria versão da alcatra ao molho madeira. Deixe nos comentários a sua opinião sincera e as suas sugestões. Bom apetite!

Agora que você já sabe esta deliciosa receita e conhece várias receitas diferentes, que tal experimentar uma delas hoje mesmo? Você vai se surpreender com o resultado e fazer sucesso com a sua família e amigos. E se você quer aprender mais sobre culinária, não deixe para depois , entre em nosso grupo gratuito do wattsapp agora mesmo . Confira abaixo mais algumas deliciosas receitas que deixei para você :

Chocolate quente super cremoso

Receita de pão caseiro com fermento natural 

Deixe um comentário