Continua após a publicidade..

Receita rica em colágeno: Mocotó Simples e Saboroso.

Continua após a publicidade..

O mocotó é uma iguaria típica da culinária brasileira, feita com o pé do boi cozido em um caldo temperado. É um prato rico em proteínas, colágeno e sabor, que pode ser servido com arroz, farofa, vinagrete e pão. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer mocotó de forma simples e saborosa, com dicas e truques para deixar o seu caldo bem encorpado e cremoso. Confira a seguir as nossas receitas de mocotó e surpreenda a sua família e amigos com esse prato delicioso.

Ingredientes da receita:

– 1 pé de boi cortado em pedaços
– 4 litros de água
– 4 dentes de alho picados
– 2 cebolas picadas
– 2 folhas de louro
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 2 colheres (sopa) de óleo
– 2 tomates picados
– 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
– 1/2 xícara (chá) de coentro picado

Continua após a publicidade..

Receita rica em colágeno. O mocotó e seus benefícios:

O mocotó é uma parte do pé do boi, formada por ossos, cartilagens, tendões e pele. Esses ingredientes são ricos em colágeno, uma proteína que ajuda a manter a elasticidade e a firmeza da pele, das unhas, dos cabelos e das articulações. O colágeno também auxilia na cicatrização de feridas, na prevenção de rugas e no fortalecimento dos ossos. Além disso, o mocotó é uma fonte de proteínas, ferro, cálcio e fósforo, que são essenciais para a saúde dos músculos, do sangue, dos dentes e dos nervos.

Como fazer mocotó simples e saboroso?

Para fazer um mocotó simples e saboroso, você vai precisar de um pé de boi cortado em pedaços, água, alho, cebola, louro, sal, pimenta, óleo, tomate, cheiro-verde e coentro. O primeiro passo é lavar bem o pé de boi e retirar os pelos que possam estar grudados na pele. Depois, coloque os pedaços em uma panela de pressão com água suficiente para cobri-los e leve ao fogo alto. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de duas horas ou até que a carne esteja macia e soltando do osso. Em seguida, escorra o caldo e reserve. Em outra panela, aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola até dourarem. Junte o tomate, o louro, o sal e a pimenta e cozinhe por alguns minutos. Adicione o caldo reservado e deixe ferver. Por fim, acrescente o mocotó cozido e os temperos verdes e misture bem. Sirva quente com os acompanhamentos de sua preferência.

Por que comer mocotó?

Comer mocotó é uma forma de aproveitar uma parte do boi que muitas vezes é descartada ou ignorada. Além de ser um prato saboroso e nutritivo, o mocotó também é uma tradição cultural de diversas regiões do Brasil, especialmente do Nordeste e do Sul. O mocotó faz parte da culinária afro-brasileira, que incorporou elementos da cozinha africana durante o período da escravidão. O mocotó também é um prato típico das festas juninas e das feiras livres, onde é vendido em barracas ou em panelas de barro. Comer mocotó é uma forma de valorizar a nossa história, a nossa diversidade e a nossa gastronomia.

Continua após a publicidade..

Que tal experimentar outras formas de preparar esse prato? Aqui vão algumas sugestões:

– Mocotó com feijão branco: adicione uma xícara (chá) de feijão branco cozido ao caldo do mocotó e deixe engrossar. Tempere com cominho, páprica e pimenta calabresa.
– Mocotó com legumes: adicione cenoura, batata, mandioca e abóbora picadas ao caldo do mocotó e cozinhe até que os legumes estejam macios. Tempere com salsa e cebolinha.
– Mocotó com leite de coco: adicione uma garrafa de leite de coco ao caldo do mocotó e deixe ferver. Tempere com coentro, gengibre e curry.
– Mocotó com vinho tinto: adicione uma xícara (chá) de vinho tinto seco ao caldo do mocotó e deixe reduzir. Tempere com alecrim, tomilho e louro.

Você ainda tem alguma dúvida? Então confira as respostas para as perguntas mais frequentes sobre esse prato:

– O mocotó deve ser escaldado em água fervente com vinagre ou limão para eliminar o cheiro forte.
– Como tirar a gordura do mocotó? Para tirar a gordura do mocotó, você pode colocar o caldo cozido na geladeira por algumas horas e depois retirar a camada de gordura que se forma na superfície. Outra opção é usar um coador de papel ou um pano fino para filtrar o caldo.
– Como deixar o mocotó mais cremoso? Para deixar o mocotó mais cremoso, você pode bater parte do caldo com um mixer ou liquidificador e depois voltar para a panela. Outra opção é adicionar um pouco de amido de milho dissolvido em água fria e mexer até engrossar.
– Como conservar o mocotó? O mocotó pode ser conservado na geladeira por até três dias ou no freezer por até três meses. Para descongelar, basta colocar na panela em fogo baixo e aquecer bem.

O mocotó é um prato delicioso, riquíssimo em colágeno, nutritivo e tradicional da culinária brasileira, que pode ser feito de forma simples e saborosa. Neste artigo, você aprendeu como fazer mocotó passo a passo, quais são os seus benefícios, como variar as receitas e como tirar as suas dúvidas. Agora é só colocar a mão na massa e preparar o seu mocotó caseiro. Não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Bom apetite!

Agora que você já sabe esta deliciosa receita e conhece várias receitas diferentes, que tal experimentar uma delas hoje mesmo? Você vai se surpreender com o resultado e fazer sucesso com a sua família e amigos. E se você quer aprender mais sobre culinária, não deixe para depois , entre em nosso grupo gratuito do wattsapp agora mesmo . Confira abaixo mais algumas deliciosas receitas que deixei para você :

Chocolate quente super cremoso

Receita de pão caseiro com fermento natural 

Deixe um comentário